Montamos o primeiro módulo do Wikilab. E foi um sucesso!

Na terça-feira, 30 de maio, passamos o dia na 123 Painéis, empresa que comandará os cortes de todas as chapas de madeira que comporão o laboratório. O objetivo: montar o primeiro módulo do WikiLab (imagem abaixo) e documentar a experiência.

modulo1
Desenho do primeiro módulo

Munidos do manual de montagem, de três martelos de borracha e de luvas de carpinteiro, levamos cerca de duas horas para montar as seções II, III e IV do manual. Antes dessa data de montagem, as máquinas trabalharam por três dias consecutivos para cortar todos os painéis necessários.

Estávamos lá: Maíra Zasso e Yorik van Havre, arquitetos da Uncreated.net, Alessandro Siqueira, do ABC Makerspace, Murilo Machado, pesquisador do LabLivre, e Fernando Corrêa Neto e Ricardo Nápoli, donos da 123 Painéis.

No início, ao observar todas as peças no chão e consultar o manual, acreditamos que seria necessário muito mais tempo para montar esse primeiro módulo (ao todo, serão necessários seis módulos iguais a este, além de toda a estrutura que fará a ligação entre eles). Mas, à medida que encaixamos as primeiras peças, foi possível entender a lógica da construção, que é absolutamente simétrica, e o trabalho se tornou cada vez mais ágil. E mais: é muito difícil cometer erros nessa montagem. Se uma parte não encaixou bem, é praticamente impossível passar à próxima fase.

Ao longo do processo, também notamos que algumas peças — principalmente as que se localizam nos cantos e são responsáveis por unir duas grandes estruturas — poderiam ter um corte ligeiramente diferente daquele recomendado pelo projeto original da WikiHouse, o que facilitará ainda mais o encaixe. O Yorik e a Maíra já estão cuidando desses ajustes, que serão aplicados na montagem final.

Por fim, a constatação: o produto final é muito resistente! Foram necessárias cinco pessoas para colocá-lo de pé, e nele penduramos de tudo. Inclusive nós mesmos:

estrutura

Depois desse piloto, será muito mais fácil e rápido montar o WikiLab. Quer nos ajudar nessa missão? Clique aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s