O WikiLab surgiu de um desejo de unir mentes e forças para fabricar e montar o espaço que será a casa do Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre) da Universidade Federal do ABC (UFABC), do ABC Makerspace e da comunidade hacker do ABC. Desde a criação do projeto inicial, feito digitalmente, até a montagem final, todo o processo tem sido e será feito de forma colaborativa e com fonte aberta, usando tecnologias maker.

Para ter esse espaço, a ideia é simples: imprimir e montar um laboratório de cerca de 40m², que ficará no campus de São Bernardo do Campo da UFABC. E tudo isso financiado coletivamente!

Mas… imprimir um laboratório?

Isso mesmo, usando chapas de madeira e uma máquina CNC para cortar e numerar todas peças. Depois, é só juntar quem estiver disposto a ajudar – sem a necessidade de nenhum conhecimento específico – e encaixar as peças como em um quebra-cabeças gigante.

wikiwiki

Mas… vocês vão construir um espaço de 40m² cortando peças de madeira e encaixando uma na outra?

Sim! Não seremos os primeiros a fazer isso, e nem os últimos. O WikiLab é um construção adaptada da WikiHouse, um projeto de fonte aberta utilizado para planejar e construir casas com estruturas feitas de madeira compensada, permitindo que qualquer pessoa projete e imprima casas e componentes a baixo custo. Existem várias adaptações da WikiHouse pelo mundo (clique aqui para saber mais a respeito).

O projeto do WikiLab foi desenvolvido pelos arquitetos Maíra Zasso e pelo Yorik van Havre, do coletivo Uncreated.net, a partir de uma adaptação do módulo “Wren” da WikiHouse e da da experiência de WikiHouse realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2015. Clique na imagem abaixo para conferir um protótipo em 3D:

sketch

O WikiLab será utilizado como makerspace, laboratório acadêmico e um espaço aberto para todos que queiram transformar um projeto em realidade, usando tecnologias livres. O primeiro passo para essa conquista já foi dado: nossa campanha de financiamento coletivo foi muito bem-sucedida, arrecadando R$ 72.115 graças ao apoio de 937 pessoas.

Agora, é mãos à obra! Acompanhe neste blog os próximos capítulos desta história.

Para conferir os detalhes técnicos do WikiLab, acesse a página do projeto no GitHub.