O WikiLab é fruto do esforço de três grupos, que se uniram para dar início à campanha de financiamento coletivo responsável por levantar os recursos necessários à realização deste projeto. São eles:

Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre)
Composto por pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC), o LabLivre tem como objetivo reunir as melhores competências da academia e das comunidades de desenvolvimento de softwares livres para executar ações interdisciplinares e inovadoras, interagindo de diversas maneiras com a sociedade: em iniciativas de fortalecimento da cidadania, na proposição e análise de políticas públicas, na produção e organização da cultura e da arte. O Laboratório reúne pesquisadores da sociologia, da ciência política, da filosofia, da comunicação, da engenharia e da computação, entre outras áreas.

Uncreated.Net
Coletivo internacional de arquitetos baseado no Brasil que trabalha de forma colaborativa e aberta, usando tecnologias livres para produzir arquitetura aberta, acessível, barata e em sintonia com o meio ambiente e humano.

ABC Makerspace
O makerspace foi criado em 2014, em Santo André, a partir da ideia de alguns interessados em organizar no ABC Paulista um ambiente livre, com cultura DIY (Do It Yourself – faça você mesmo), de disseminação e fomentação de conhecimento científico e tecnológico com foco no desenvolvimento social, agregando participantes das mais diversas origens. Além das atividades livres, no espaço são realizadas atividades temáticas regulares, ligadas a assuntos de interesse dos frequentadores e, eventualmente, atividades específicas, como encontros de entusiastas de retrocomputação e preparação para hackathons. Mas a principal atividade do espaço é o networking, em que os frequentadores fazem contatos profissionais e acadêmicos enquanto trocam ideias sobre seus assuntos preferidos.