O projeto do WikiLab foi desenvolvido pelos arquitetos Maíra Zasso e pelo Yorik van Havre, do coletivo Uncreated.net, a partir de uma adaptação do módulo “Wren” da WikiHouse e da experiência de WikiHouse realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2015.

“WikiHouse” é um projeto de fonte aberta utilizado para planejar e construir casas com estruturas feitas de madeira compensada e cortadas, geralmente, com uma fresadora CNC. Os planos dessas estruturas foram criados pela comunidade global da WikiHouse — que mantém uma fundação de mesmo nome — e estão disponíveis livremente na Internet para download e adaptação.

O objetivo da comunidade é permitir que qualquer pessoa projete e imprima casas e componentes que podem ser montados com o mínimo de habilidades formais ou treinamento. Trata-se de uma alternativa de habitação inovadora e de baixo custo.

O projeto da WikiHouse foi iniciado em 2011 por Alastair Parvin e Nick Ierodiaconou, ambos do 00, um coletivo de arquitetos baseado Londres, e desde então tem sido adaptado e implementado em todo o mundo.

Para saber mais sobre o projeto do WikiLab, clique aqui.